Como Funciona

Objetivo

 A Confraria de Curtas é uma associação limitada de amigos dedicada à produção de curtas-metragem em regime de colaboração mútua onde cada associado se compromete a doar tempo, expertise e trabalho para realização coletiva dos filmes.

O objetivo maior é o de realizar filmes e através dessa prática melhorarmos nossa formação profissional, mantermos o ritmo de envolvimento com produções e aprendermos tudo aquilo que só aprendemos com a experiência, com os erros, com os imprevistos e, mesmo assim, produzirmos filmes com qualidade  e respeito pelo nosso público.

Funcionamento

A cada novo projeto será postado uma chamada para as funções disponíveis para sua produção específica, contendo as informações necessárias como previsão de cronograma, horários e a lista das funções já definidas com respectivos nomes.

O interessado em participar posta a informação no Blog e encaminha email para confrariadocurta@gmail.com com as infomações da função quer/desejada/pode exercer no texto junto com email e telefone para ser publicado na página dos Confrades.

Além de participar numa função específica, os Confrades que quiserem poderão participar das filmagens como observador ou colaborador mantendo assim o foco dos nossos objetivos.

Projetos

Um projeto de curta pode ser um argumento disponibilizado para que algum dos roteiristas se manifeste sobre o interesse em tranformá-lo em roteiro, um roteiro pronto para ser filmado colocado à disposição dos interessados em Direção, ou uma produção encaminhada, pensada, com algum convidado específico para determianda função já definido ou uma parte da equipe já definida, disponbilizando as funções não preenchidas para a Confraria participar.

Convidados

Se queremos aprender com a prática do cinema, fica implícito que a participação de convidados, colaboradores externos à Confraria, colaboradores eventuais, associações com produtoras, participação em projetos de terceiros como Confraria do Curta Filmes, parceiras com grupos de dança, teatro ou qualquer outro movimento artístico com a intenção de realizar cinema será sempre bem vinda.

Recursos

Cada projeto tem no seu Diretor, Roteirista e ou Produtor o núcleo da organização. É preciso entender que a propriedade intelectual do projeto é do Diretor e, além dele, apenas o produtor pode concorrer à premiações cujas decisões sobre partilha ou reinvestimento são de foro íntimo e não obrigatórios.

Com isto em mente é preciso ser bastante pragmático: Queremos fazer cinema, alguns dos Confrades dispões dos equipamentos e habilidades necessárias para tanto, estes equipamentos e as horas de pós-produção serão empenhados por projeto, não podemos, nem iremos trabalhar preocupados com a possibilidade de, eventualmente, haver algum retorno do investimento feito. Se houver, mais importante que o prêmio deste ou daquele profissional, estará sendo o premio à Confraria do Curta, e todos nós estaremos colhendo esses frutos.

Portanto, o Diretor, roteirista ou produtor que decidir encabeçar um projeto dever se responsabilizar por garantir as mínimas condições de trabalho da equipe ao porpor um projeto.

É claro que partimos da premissa de que todos queremos participar e todos iremos nos empenhar ao máximo para viabilzar as produções, providenciando o que for possível para garntir a concretização de mais um filme com a chancela da Confraria do Curta.
 
Bem vindo e bons filmes!