quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Festival - Acabou!

Bem, chegou ao fim. O festival termina com velhas reivindicações e novas reclamações digitais.

Questionamentos sobre curadoria, prêmios que empobrecem o evento, como o de melhor som e atriz pra Matinta com Dira Paes no 35mm, enfim, questões subjetivas que não chegam a solução fora da esfera da administração da cultura no DF.

Do mundo do digital vem uma nova brisa, excelentes filmes na mostra competitiva, que, infelizmente, também ficaram fora da tela do Cine Brasília. Protestos contra a discriminação dos formatos tiveram eco junto ao público, que não entende a diferença vez que é tudo cinema, e o digital tá até mais na moda.

Outra questão que mobilizou realizadores foi a de se ter ou não uma curadoria para Mostra Brasília. O fato é que com o crescimento da produção digital, o tempo para exibição de toda produção fica cada vez mais comprometido. Tardes com 19 curtas na programação, começando às 14:30 e indo até a hora limite de uso do teatro, foram a rotina. Isso com 72 filmes inscritos, imginamos o que acontecerá em 2011.

A Confraria cumpriu seus objetivos, levou seu primeiro trabalho para o Festival, conquistou o espaço para lançar seu manifesto e conquistou novos colaboradores e já temos novos Confrades em nosso círculo.

2011 nos aguarda, em janeiro já temos um projeto novo, e talvez sejam dois. Iremos definir os espaços que nos interessam investir e orientaremos nossa produção em função dos cronogramas destes festivais e mostras.

Nosso agradecimento a todos que colaboraram, apoiaram, que criticaram e que de qualquer forma contribuiram.

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.